Mitos

O que por aí inventam e perguntam...

Os vegan não têm vitamina B12, porque não consomem carne.

Mentira. Mesmo não comendo carne, os meus níveis de B12 estão muito bons. Sim, esta vitamina é das mais difíceis de obter, mas aqui estou eu.

Ninguém consegue viver sem carne.

Mentira. Olá. Sou vegan e estou a escrever isto...suponho que esteja viva para o fazer.

Mas...as plantas também sofrem.

Mentira. As plantas não têm nenhum sistema nervoso central que lhes permita sentir dor.

É uma dieta muita cara.

Mentira. Maior parte das coisas que vocês já compram (arroz, massa, etc.) são mais baratas que carne/peixe. Com o dinheiro que poupam em não comprar carne/peixe, podem utilizar na compra de produtos, tais como: produtos sem leite, frutas, vegetais, etc...

As vacas têm que dar leite.

Mentira. Tal como nós, as vacas só dão leite com o nascimento de um bezerro. Não dão leite milagrosamente. E para atingir o esperado, para satisfazer vossas excelências, elas são violadas várias vezes.

Não podem ter filhos com essa dieta.

Mentira. Várias mulheres vegan e saudáveis tiveram filhos que cresceram saudáveis, também numa dieta vegan (no documentário Cowspiracy, vemos mesmo um médico -vegan- a contar casos de pacientes, onde tudo correu normalmente, apesar da escolha de dieta).

Não é uma dieta saudável.

Mentira. Muitos produtos animais são a causa de várias doenças, como o cancro. 

Falo por mim, desde que me tornei vegan já não tenho colesterol, tenho níveis maiores de ferro e em geral, estou muito mais saudável.

Onde encontras proteína?

Bem, o melhor seria perguntar onde não encontro. Todos os alimentos contêm proteína, não adianta andarem a promover a carne como a única fonte da mesma. Alimentos como feijão, lentilhas, milho, brócolos, frutos secos, aveia, grão de bico, etc., todos eles são fontes de proteína.

É natural para os humanos consumir carne.

Mentira. Passo a perguntar: vocês produzem a vossa própria vitamina C? Já nascem com dentes? Os vossos dentes são suficientemente fortes para partir ossos? Vocês transpiram pela língua? Vocês simplesmente rasgam a carne e engolem-na, sem terem a necessidade de a mastigar? Bem, se a resposta é não, então o ser humano não foi feito para consumir carne. Relembro ainda que nós, humanos, descendemos de animais vegetarianos ou animais cuja dieta consistia em 95% de plantas.

Vais ficar com anemia.

Mentira. Digo-vos já que as três tribos com maior longevidade, eram vegetarianos centenários. A pessoa mais velha do mundo registada em 2004, não consumia carne. A pessoa mais velha do mundo em 2006, foi vegetariana a sua vida toda. Por isso, suponho que ainda vá viver bem durante muito tempo.

Uma pessoa não faz a diferença.

Mentira. Não se estão a esquecer de personalidades como Martin Luther King? Al Gore? E devem-se lembrar de muitas mais, com certeza. Pessoas que sozinhas fizeram a diferença. Uma aluna, nos EUA, lutou pelo fim da dissecação de animais em biologia, na sua escola. Ganhou e a sua luta expandiu-se por toda a Califórnia. Sim, uma pessoa faz a diferença. Pode não ser imediata, mas acontece. Falo por experiência própria, que eu (sozinha) consegui começar a mudar a mentalidade das pessoas à minha volta.

Se não os comesse-mos, eles não teriam espaço para viver.

Mentira. Mais um vez relembro que os animais vivem sem espaço, porque os produzem em números excessivos para satisfazer vossas excelências. Por cada animal extra (extra devido à procura do produto), vai ser necessário comida extra - relembro que para produzir comida para animais de gado, ocupa 18x mais espaço, do que produzir comida para um vegan-. E com a população cada vez a crescer mais, o consumo aumenta e o espaço para estes animais diminui, por vossa causa. Se nós não os comesse-mos, acreditem que tudo estaria em harmonia.

Fico-me por aqui. Se encontrar mais destas pérolas, depois partilho...

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora